O que é grêmio?

O que é um grêmio? Grêmio estudantil é um espaço de discussão, ação e luta em que os estudantes se organizam por eles mesmos na escola, sem depender de mais ninguém nem precisar pedir autorização.

Pra que serve um grêmio? O grêmio serve para os estudantes discutirem e organizarem ações sobre aquilo que lhes interessa dentro e fora da escola. O grêmio é uma forma de colocar os estudantes em contato entre si para fazer coisas juntos e levar propostas e reivindicações para a direção e os professores, participando politicamente e de forma mais mais direta na escola.

O que um grêmio pode fazer? Um grêmio pode fazer coisas dentro e fora da escola, junto com os professores e a direção ou não. Pode fazer um jornal, um debate sobre determinado tema, um grupo de estudos, uma oficina de dança ou música. Pode reivindicar melhorias à direção da escola, conversar com os professores sobre problemas nas aulas, debater sobre o espaço e a infra-estrutura da escola. Pode ter parceria com a Associação de Pais e Mestres, além de incentivar e participar do conselho de Escola. Pode organizar ações com a comunidade, como protestos pela melhoria da escola ou por outras demandas e manter contato com outros grêmios e organizações políticas. Ninguém pode impedir o grêmio de fazer nada que não seja contra as leis ou as regras da escola (e essas regras o grêmio pode discutir e lutar pra mudar).

Toda escola pode ter um grêmio? Sim, e isso é um direito de todos os estudantes, de qualquer escola do Brasil. Nenhum professor ou diretor pode proibir que os alunos formem um grêmio ou participem de alguma organização estudantil. Isso está assegurado pela lei, que pode ser lida clicando aqui.

Quem pode participar de um grêmio? Todo estudante matriculado na escola pode e deve participar do grêmio.

Como um grêmio toma decisões? A decisões do grêmio são tomadas normalmente por voto ou consenso em reuniões periódicas, das quais de preferência todos os alunos possam participar. Decisões importantes devem ser tomadas em assembleias anunciadas com antecedência, com todos os alunos ou pelo menos um número grande deles. Também podem ocorrer assembleias em cada sala. Essas questões geralmente são melhor definidas pelo estatuto do grêmio.

Como formar um grêmio? Para formar um grêmio, é preciso que um grupo de alunos esteja interessado. Eles podem organizar eleições ou simplesmente fazer um grande chamado a todos os alunos e já começar a agir e se organizar como grêmio. Para seguir a lei à risca, eleições são necessárias, mesmo que só tenham uma chapa, bem como a existência de um estatuto.

Todo grêmio precisa de um estatuto? Para funcionar de acordo com as leis, sim. Mas muitas vezes os grêmios não seguem exatamente o que o estatuto estabelece, porque se organizar e agir é mais importante do que se preocupar em seguir totalmente essas regras. Às vezes não vale a pena perder muito tempo com a elaboração de um estatuto, porém é importante garantir que todos os alunos tenham espaço para se manifestar no grêmio, que ele seja realmente democrático. Clicando aqui você pode ver um exemplo de estatuto.

Todo grêmio precisa de uma sala? Não. Mas a escola deve no mínimo fornecer um espaço para as reuniões e os estudantes podem reivindicar uma sala só para o grêmio.

Anúncios

31 respostas em “O que é grêmio?

    • Thiago, a primeira coisa a se saber é: quando termina a gestão deles no grêmio? Porque se for em breve, você pode organizar uma chapa pra disputar as eleições.
      Outra coisa: na sua escola já teve alguma assembleia? Vocês já organizaram uma assembleia alguma vez? Porque esse poderia ser outro caminho: convocar uma assembleia geral dos estudantes para decidir sobre o afastamento da chapa que preside o grêmio. Para convocar uma assembleia, como você não é do grêmio, você tem que coletar as assinaturas dos alunos que concordam com essa assembleia. Você apresenta as assinaturas para o grêmio e eles (ou você mesmo) devem marcar uma data para a assembleia (deve ter pelo menos dois dias para divulgar).
      A assembleia pode ocorrer numa sala, no pátio, ou em qualquer outro lugar disponível na escola. Caso a direção da escola não libere nenhuma aula pra vocês fazerem a assembleia com todos os alunos, uma opção pode ser fazer no intervalo mesmo. Como funciona a assembleia? Alguém deve ficar responsável por anotar tudo o que foi discutido e decidido, e uma outra pessoa deve apresentar o objetivo da assembleia e organizá-la, isto é, fazer uma lista das pessoas que desejam falar e cuidar para que elas não tomem muito tempo. Depois que cada um tiver defendido sua proposta deve-se fazer a votação (repita rapidamente as propostas para que todos possam saber o que estão votando e conta-se os votos de cada proposta) e vence a proposta que tiver mais votos. Não esqueçam de anotar quantos votos cada proposta teve.
      O ideal é que tenha votação em todos os períodos.
      Por fim, todos assinam a folha onde vocês anotaram as decisões da assembleia e peça que a direção da escola também assine e carimbe.

      Pode parecer difícil, mas você pode pedir a ajuda de um professor.

      Mas o que realmente queremos te dizer é: mais importante que tirá-los do grêmio é que vocês que estão insatisfeitos se organizem! Senão vai continuar sem acontecer nada na sua escola. Então junte-se com seus colegas e comecem a se organizar, a debater os problemas da escola e, principalmente, a fazer algo. Mãos à obra!

      Esperamos ter ajudado! Qualquer coisa que não tenha ficado claro é só perguntar novamente.
      Abraços,
      O Mal Educado.

    • certo muito ineterressantes eu Tbm Ja fui presidente pelo menos 4vezes foi muito importante ser um líder dentro da escola é uma responsabilidade muito avante eu adorei fiz minhas atividades com meu amigos diretores do grêmio e a partcipacao dos professores e direcao e deixamos história com muito clamor e lembrança aí que saudade ….

    • Meu nome e Endryll e eu briguei na escola pos vi um moleque agredir uma menina …
      Dai a Diretora da escola em que estudo me expulsou do gremio. O que posso fazer e quais sao meus direitos ? ela pode fazer isso ?por favor me ajudem estou desesperado.

      • Endryll, a direção não pode interferir em nada que diga respeito ao grêmio. Repito: NADA. Só quem pode te destituir do grêmio são os alunos da sua escola, por meio de uma assembleia geral. Então continue frequentando as reuniões do grêmio, explique isso aos seus colegas e ignore o que a diretora disser. Caso ela continue te impedindo de participar do grêmio, isso constitui assédio moral e perseguição AO GRÊMIO, pois fere a independência dele.
        Portanto, exija à diretora que ela comunique sua expulsão do grêmio formalmente (em papel carimbado e assinado por ela) e faça uma denúncia contra ela na Diretoria de Ensino ou diretamente na Secretaria da Educação. Mas, de qualquer maneira, continue participando com o grêmio, mesmo que você precise fazer a denúncia. Não se deixe intimidar pela direção!

  1. – Bom dia, Sou João Paulo, e estou pensando em reativar o grêmio da minha escola, uma vez que etá mais de 4 anos parado.
    Queria saber como que faço pra mobilizar os alunos.. qual a melhor opção: Andar de sala em sala informando sobre a reativação do grêmio, ou reunir toda a galera no pátio da escola, e informar sobre o mesmo.. Qual a opção mais viável neste caso?
    Outra, uma vez que não tiver chapas concorrentes, a Chapa única ficará na gestão do grêmio? e se sim, precisa registrar isso em ata da assembléia?
    – O que o grêmio precisa pra funcionar? em relação a bens materiais?

    Desde já grato!

    • Oi João, tudo bem?
      A melhor opção pra mobilizar os alunos é reuni-los no pátio, mas é mais viável passar de sala em sala. Veja o que está dentro de suas possibilidades.
      Outra observação é que você não deve “informar” os alunos sobre a reativação do grêmio. O Ideal que todos os alunos decidam se vai reativar ou não. Para isso você pode chamá-los para uma reunião pra discutir a reativação do grêmio (caso você consiga reuni-los no pátio pode fazer a reunião lá mesmo).
      Quanto às chapas. Se não houver chapas concorrentes a chapa única assume, mas se ao invés de chapas vocês simplesmente aceitassem que todos participassem do grêmio seria mais interessante. Basta reunir quem está interessado e registrar em ata a reativação do grêmio (com cópia pra direção, que deve assinar as duas vias).
      Não há necessidade de bens pro grêmio começar a funcionar. O grêmio pode começar do zero e constituir seu patrimônio conforme as necessidades (se forem organizar uma festa precisarão de um som, por exemplo).

      Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida pode entrar em contato por aqui mesmo ou mandando mensagem no nosso Facebook: https://www.facebook.com/mal.educado.sp?ref=ts&fref=ts

      Abraços Mal Educados!

    • Olá Natália!
      Pode sim, mas não é bom porque acaba impedindo que mais pessoas se aproximem do grêmio. O ideal é que o grêmio represente o maior número de alunos possível. No seu caso ele pode acabar representando só a sua sala.

      Abraços Mal Educados!

    • Olá Yasmin! Depende das regras que os alunos estabeleceram para o grêmio. Nós defendemos que o grêmio seja aberto a todos os alunos que desejam participar dele. O que recomendamos que vocês façam é convocar uma assembleia dos estudantes da escola para discutir isso e decidir como vai funcionar. Se a maioria da assembleia decidir que o grêmio será aberto a chapa que vencer as eleições tem que respeitar a decisão da assembleia.
      IMPORTANTE: Em muitas escolas a direção ou professores estão usando um “estatuto” do grêmio que é padronizado, e não discutem ele com os alunos. O estatuto deve ser decidido pelos alunos. Não aceite manipulações.

  2. Boa noite.Tem uns professores na minha escola que dizem que não concordam com uns gremistas que foram eleitos ,pois não têm rendimento em sala de aula.Os professores decidem quem deve ficar ou não no grêmio?

    • Oi Jane. Jamais!!! Quem decide sobre qualquer coisa no grêmio são os estudantes. Professores, diretores, ou qualquer um que não seja aluno, não tem direito de se intrometer nas decisões do grêmio.

  3. Sou presidente do grêmio da minha escola , queria saber se poderíamos realizar um bingo beneficente para a arrecadação de dinheiro para a realização de algo ?

    • Emerson, o grêmio tem total independência pra fazer seus projetos na escola. Nem professores, nem a direção podem se intrometer. Só é importante que tudo seja amplamente divulgado entre os alunos, para que todos saibam para onde vai o dinheiro e como está sendo gasto.

  4. boa tarde,a minha escola tem um estatuto formado e ja tem gremio a um certo tempo,no estatuto diz que o conselho dos alunos deve ser um aluno escolido por cada turma (nao nescessaria mente o lider)para compor o conselho,porem,em nenhum momento isso aconteceu,eles criaram um ”conselho” somente de 3 alunos que foram escolhidos pelos lideres de turma,posso mudar isso?a quem devo reclamar?

    • Ygor, isso deve ser discutido em assembleia estudantil. Você pode passar nas salas explicando o que está acontecendo e chamar os alunos para a assembleia, que pode ser feita no pátio da escola.
      Na assembleia é importante que alguém apresente o que vai ser discutido e abra espaço para quem quiser falar (quem é a favor, contra, quem tem outra ideia, etc.) – é bom estipular um tempo de fala (2 min é mais que suficiente). Depois das defesas, alguém apresenta as diversas propostas que surgiram no debate e coloca em votação (se alguém estiver anotando as propostas isso fica mais fácil). É importante que o resultado da assembleia fique registrado em ata para que sirva como prova caso alguém tente desrespeitar o que foi decidido.
      Parece meio complicado, mas você vai ver que é bem simples. Tenta aí e depois nos conte como foi!

      Abraços!

  5. O gremio de minha faculdade não faz nada. Unica coisa foi uma festa onde cobrou a entrada e até hoje não sabemos para onde foi o dinheiro. Tem algo que nós alunos podemos fazer para ver onde é investido? Tem algum lugar para denunciar fraudes?

    • Maycon, o grêmio é uma organização independente dos estudantes, então a única forma de controlar a entidade é por meio da assembléia geral dos alunos. Junte os alunos da sua faculdade, faça uma assembléia e exijam a abertura das contas do grêmio.

  6. oi bom dia na minha escola está sendo feito um gremio agora e estão querendo me colocar como o lider da chapa apesar de ser uma chapa unica e eu não sei nada sobre o que é um gremio e o que se pode fazer teria como vc me dar algumas informações sobre o que é um gremio

    • Jayson deve ter alguma coisa errada nesse grêmio aí. Quem está querendo te colocar como líder da chapa? Os professores? A direção?
      Em primeiro lugar, o grêmio deve ser uma organização independente da direção ou dos professores, ou seja, são os próprios alunos que devem decidir como organizarão o grêmio. Provavelmente devem estar querendo criar um grêmio de cima pra baixo aí na sua escola, porque existe uma pressão da Secretaria da Educação para que todas as escolas tenham grêmios.
      Assim, o que deve ser feito em primeiro lugar é rejeitar essa interferência da escola sobre o grêmio, e organizá-lo de forma independente, junto com os outros estudantes.
      Quanto à chapa única não há problema, desde que não haja interferência da direção.

      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  7. É possível fazer um gremio após ter concluído a faculdade, com as pessoas que se formaram na turma e no mesmo curso do mesmo ano que você?

    • Sim, mas no caso que você está apresentando, de uma agremiação formada só por ex-alunos de uma mesma turma, é importante frisar que ela não pode representar o conjunto dos alunos. Ela representaria somente a sua turma. Mas se o objetivo é formar um grêmio que represente todos os alunos, vocês vão precisar primeiramente mobilizar os atuais alunos pra que ELES formem um grêmio, e que o estatuto permita a participação de ex-alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s